
Quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do pai da criança, bem como da família e dos amigos. Agentes de saúde, organizações femininas, a mídia e os empregadores também podem oferecer o seu apoio.
A partir do dia 1º de agosto, até o dia 8, as mamães e famílias de Joinville estão convidadas a participar da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo grupo de tutores da Rede Amamenta e Alimenta Joinville, da Gerência da Atenção Básica. As atividades serão realizadas nas
Unidades Básicas de Saúde do município, com orientações, conversas e sessões de cinema e fotografia para promover e informar sobre a importância da amamentação.
O objetivo do evento é promover uma semana de divulgação e conscientização de toda a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Não só em relação à nutrição humana, sendo o leite materno padrão-ouro para alimentação, mas, especialmente, no vínculo e afeto que esta prática estabelece entre mãe e bebê. "O olho no olho, o momento de aconchego ao bebê que saiu de um ambiente protegido para o mundo exterior. Este ato conforta e dá segurança ao recém-nascido, minimizando as dores e gerando tranquilidade e calma. São vinte profissionais de saúde que apoiam as unidades de saúde na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Na programação, também está incluído o Mamaço, ato público de amamentação, como forma de mostrar à comunidade a importância de acolher e apoiar as mães que amamentam. Neste momento, as mulheres precisam ser apoiadas e cuidadas. Cidadãos informados e sensibilizados sobre a importância do tema vão contribuir no desenvolvimento de crianças mais felizes e saudáveis, com um futuro melhor. O ato está marcado para o dia 3 de agosto, a partir das 10 horas, na Rua do Lazer, evento realizado na Avenida Hermann August Lepper, entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis.
As demais unidades do Sistema Municipal de Saúde também estarão mobilizadas durante a semana, realizando atividades em promoção ao aleitamento materno e alimentação saudável.
Neste ano, o evento tem como tema “Amamentação: uma vitória para toda a vida!”, que ressalta a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação, além da contagem regressiva para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que têm o objetivo de combater a pobreza e promover o desenvolvimento saudável e sustentável de uma forma abrangente até 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário